A 36ª Bauernfest foi mais um sucesso

A festa que celebra a chegada dos primeiros colonos alemães à Cidade de Petrópolis chega à sua 36ª edição e promete uma grade cultural cheia de novidades para que a comunidade e os turistas levem memórias únicas dos dias vividos na Bauernfest. A festa ocorreu entre os dias 27 de Junho e 13 de Julho de 2025, nos arredores do Palácio de Cristal e Centro, no entanto, nesse período, toda a cidade se veste das cores da Alemanha, transformando a Cidade Imperial num lindo e colorido cenário que celebra todos que aqui um dia pisaram, construindo nossa amada Petrópolis e aqui deixando seu legado.

O Burgo, anualmente, traz um cardápio recheado de delícias com as mais tradicionais iguarias da gastronomia alemã para você aproveitar com a família e amigos. Diversas barracas de artesanato, trazem trabalhos fenomenais feitos cuidadosamente por mãos talentosas com enorme carinho e orgulho.

Uma das novidades desse ano, foi a Cerimônia de Transição da Realeza da Bauernfest que aconteceu no dia 27 de Junho, logo após a Cerimônia de Abertura da Bauernfest e Sangria do Primeiro Barril de Chopp, no Palácio de Cristal, reunindo as Representantes da Realeza da Bauernfest 2024, passando o reinado para a Realeza da Bauernfest 2025, eleitas no dia 16 de março, durante as festividades do Aniversário de Petrópolis.

As homenagens que ocorrem nos monumentos Koeler e Obelisco aconteceram nos dias 28 e 29 de junho. As solenidades trazem relatos da construção de Petrópolis, do processo de colonização, em 1845, homenageia o Major Júlio Frederico Koeler, engenheiro e autor da planta de Petrópolis e o Clube presta sua homenagem à diversos representantes das famílias dos colonos, onde destacamos, neste ano, a Sra. Maria da Gloria Esch Manso, Lea Josephina Kronemberger Fecher, Franklin José Flávio Júlio de Vila Nova Vieira Maciel, Vera Ileane Bauer Castor e Marina Catharina Winter.

No Palco Engelbert Seiler, do Palácio de Cristal, os tradicionais bailões trouxeram agito e arrastaram multidões com as marchas e polkas alemãs, onde também são realizados os concursos de chopp em metro, chapéu mais enfeitado, entre outras premiações. O Palco Koblenz traz o colorido dos trajes dos 7 Grupos Folclóricos de Petrópolis que trabalham durante todo o ano para apresentar um repertório alegre, variado e cheio de história.

Os Desfiles da Bauernfest são um destaque a parte. O Desfile de abertura, que nesse ano ocorreu no dia 29 de Junho, justamente o dia em que comemoramos a chegada dos colonos alemães, trouxe novidade em seu formato, sempre cheio de alegria, mobilizando famílias, dançarinos, músicos, artistas e tantas outras expressões culturais que emocionam os expectadores. O Desfile tradicionalmente parte da Rua da Imperatriz, passando pela Av. Koeler, Av. Roberto Silveira e chegando no Burgo Alemão.

O tradicional Culto Ecumênico na Praça Koblenz (Jardins do Palácio de Cristal), aconteceu no dia 28 de junho. O Culto, além dos momentos de reflexão e fé, traz relatos dos colonos alemães, lutas e desafios pelos quais passaram para se estabelecerem em Petrópolis e formarem suas famílias.

No dia 03 de Julho, realizou-se o tradicional Desfile das Lanternas (Laternenumzug), uma tradição alemã que comemora o Dia de São Martinho. O Desfile tradicionalmente parte da Igreja Luterana, passando pela Av. Koeler, Av. Roberto Silveira e chegando no Burgo Alemão. A atração traz adultos e crianças com lanternas autenticamente enfeitadas com velas numa emocionante procissão com canções tradicionais.

O Biergarten é um atrativo para quem não abre mão da boa cerveja! O Jardim Cervejeiro reúne cervejarias artesanais da cidade com mais de 25 atrações nos dias 26 a 29 de Junho, 04 a 06 e 11 a 13 de Julho, na Praça Visconde de Mauá (nos arredores da Câmara de Vereadores). O evento traz gastronomia local, música boa, e claro, o delicioso chopp da Serra.

O Clube 29 de Junho se orgulha de ser o idealizador dessa Festa tão grandiosa e um símbolo único para celebrar a vida, história e memória dos nossos antepassados. A Bauernfest chegou à sua 36ª Edição com 17 dias de festa onde a cultura e história do povo petropolitano é compartilhada num cenário charmoso que só a Cidade Imperial tem. E ano que vem tem mais!

Visite Petrópolis!